skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com

As feridas e a cura na perda amorosa

 
As experiências humanas de amar e ser amado são consideradas por muitos aquilo que dá à vida o seu principal significado. Para a maior parte das pessoas o amor é o que há de mais importante na vida.
 
 
 
A vivência de uma situação de divórcio é uma experiência difícil, e por vezes arrasadora, preparados ou não, é uma situação que implica o sentimento de perda, mudança e consequentemente uma reestruturação significativa na vida. Quando há uma rutura nessa relação de amor, por uma das partes, é provocado no outro uma dor que talvez se inclua entre as mais difíceis de suportar.
 
Segundo Isolina Ricci (2004), a separação e o divórcio são um furacão, independentemente de toda a cautela, é grande a probabilidade de ser atingido pelo impacto. Ignorar os períodos de crise ou fazer o mínimo possível para atravessar a separação ou o divórcio não dá resultado.
 
Terminar uma relação íntima pode despoletar feridas emocionais, identificar capacidades e recursos que facilitem a sarar as feridas provocadas pela crise da separação ou divórcio é muito importante.
 
No adeus a uma relação amorosa, as pessoas esperam que uma relação em que existe um compromisso queira dizer alguma coisa. Consideram que merecem uma oportunidade para ver se funciona ou não. Habitualmente esta tentativa é percecionada como uma forma de dignificar o compromisso e pode ser considerada como um indício de respeito para com o seu parceiro e para explicar a sua vida em comum. Um parceiro que planeia tranquilamente a separação pode ser erradamente levado a pensar que ele ou ela só tem de dizer “Acabou. Vou sair de casa”.
 
O percurso desta caminhada (o processo de divórcio), pode abraçar trajetórias mais ou menos tranquilas. Se por um lado, a experiencia de separação envolve dor e sofrimento, por outro lado, implica também crescimento e renovação, pois é uma experiencia que remexe em todos os sentimentos.
 
Tânia da Cunha
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta
Tlm: 96 756 44 20
Back To Top