967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com

Terapia GestaltA Terapia Gestalt é um estilo de psicoterapia que aborda a pessoa como um todo, valorizando a experiência aqui-agora da sessão. Embora o foco do processo terapêutico seja o presente, a experiência passada tem sua importância a partir da forma como afeta o “agora”.

Trabalha o corpo, a respiração, as relações interpessoais e o contato da pessoa com o mundo. Por isto, é conhecida também como uma terapia relacional, procurando sempre valorizar o potencial da saúde e as possibilidades das pessoas. Valoriza também, o contato autêntico com o outro e o ajustamento criativo do organismo no seu ambiente, combinando um conjunto de métodos e técnicas verbais e não – verbais que visam o desenvolvimento integral da pessoa.

A Terapia Gestalt é um modelo psicoterapêutico que sintetiza diferentes correntes filosóficas, metodologias e terapêuticas integrando a psicanálise, as terapias psico-corporais de inspiração reichiana, o psicodrama, e influências provindas da Psicologia Humanista.

O trabalho do psicoterapeuta é orientado para a experiência vivida, na situação terapêutica, das suas gestalt inacabadas, através de sentimentos de impasse, do que deseja e evita.

Procura-se que:

– Os conflitos sejam actualizados no “aqui e agora”.

– Que o paciente compreenda o como do seu estar físico e psicológico.

– Dá-se grande importância ao trabalho corporal e também nesse sentido o terapeuta vai perguntando o que é que o paciente sente em cada momento.

– A atitude do terapeuta pretende ser encorajante e responsabulizante de todos os “vividos” e “sentidos” no decorrer da sessão terapêutica.