967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com

Ansiedade GeneralizadaUma das emoções mais difícil de lidar é a ansiedade. Pensamos continuamente no passado ou no futuro, ou debatemo-nos com “problemas” atuais – vulnerabilidades, hesitações, deceções, medo e/ou culpa, ficando deste modo enredados num turbilhão de sentimentos que nos podem causar confusão, desgaste e ansiedade.

À primeira vista, a ansiedade generalizada, poderá não parecer um grande problema, mas, em algum momento pode perturbar a nossa capacidade de focar no que realmente é importante ao ponto de perdermos o “equilíbrio”.

O ansioso vive num estado permanente de inquietação e sobressalto; falta-lhe a tranquilidade, o sentimento de segurança; espera a todo o momento uma coisa má ou desagradável, vive permanentemente na expectativa de acontecimentos dolorosos sem poder concretizar os seus receios e precisar o que lhe vai suceder (medo vago, sem conteúdo).

Sofrer de Ansiedade Generalizada implica, também, sofrer fisicamente. As pessoas com este problema queixam-se de tensão muscular, perturbações gastro-intestinais, fadiga, e dificuldades de sono.

Enfrentar a ansiedade é o primeiro passo para quebrar o ciclo de medo e insegurança, que o problema abarca. Existem intervenções eficazes para reduzir e gerir a nossa ansiedade. Se considera que a ansiedade pode estar a afetar a sua capacidade de lidar com o seu dia-a-dia, procure ajuda!