RE (Aprender) a respirar
A respiração está connosco a todo o tempo e é uma das ferramentas mais acessíveis que temos para nos ajudar a relaxar e a cultivar a consciência. Respirar é muito simples, inspiramos e expiramos ao longo da nossa vida e podemos aprender a dar importância ao poder da respiração natural para nos ajudar a lidar com a nossa vida de uma forma mais satisfatória.
Desenvolver uma consciência da respiração permite-nos criar uma âncora ao momento presente, mantendo-nos calmos, enquanto ao mesmo tempo nos permite estar abertos à experiência, seja ela qual for. Podemos aprender a deixar que a respiração respire por si só. Podemos desenvolver uma recetiva, relaxada consciência como se estivéssemos a acompanhar uma onda gentil enquanto o ar flui dentro e fora do corpo.
Convido-o agora a experimentar:
- Instale-se numa posição confortável, deixe que os seus olhos se fechem levemente, e sintonize-se com a respiração.
- Coloque uma mão no abdómen e a outra no peito. Respire lentamente pelo nariz permitindo que a mão sobre o abdómen suba. O seu tórax deve mover-se somente um pouco. Deixe-se ficar neste movimento e repouse a atenção na respiração.
- Agora, gradualmente, prolongue cada expiração encontrando a sua própria cadência e ritmo.
De vez em quando, é natural que a mente vagueie para longe da respiração. É o que as mentes fazem. Quando notar, reconheça-o gentilmente, reparando para onde foi a mente e traga-a de volta para a respiração.
No final do exercício percorra o corpo com atenção para verificar se há alguns sinais de tensão. Compare como se sente neste momento, em relação ao modo como se sentia no início.
“A respiração faz abrir uma possibilidade diferente: a de permitir que a vida se viva a si própria durante uns momentos, a de ver qual é a sabedoria que emerge quando não se vai a correr “compor as coisas””.