skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
“Planear Actividades” Na Recuperação Da Depressão

“Planear actividades” na recuperação da depressão

É certo e sabido que a depressão é um ciclo vicioso. A probabilidade de o tornar mais lento mental e fisicamente, é elevada. Paradoxalmente, tornar-se mais activo tem muitas vantagens e um excelente contributo para driblar alguns dos sintomas depressivos.

Quando está deprimido, pode pensar que não está a fazer nada, não está a conseguir nada, e que nada lhe interessa e agrada. Pode ser difícil organizar o seu tempo de forma produtiva, ou envolver-se em actividades que antes lhe davam prazer. Sabia que a actividade motiva-o para fazer mais e pode ajudar a ultrapassar a depressão?

A actividade fá-lo-á sentir-se melhor – Pelo menos, ajuda a contornar os pensamentos negativos da sua cabeça. Aos poucos dar-lhe-á a sensação de que consegue controlar a sua vida outra vez, e de que consegue fazer as coisas que são importantes para si. Pode mesmo descobrir que há coisas que gosta de fazer, depois de as tentar.

A actividade fá-lo-á sentir-se menos cansado – Habitualmente quando está mais cansado, precisa de descanso. Quando está deprimido, passa-se o contrário, precisa de fazer mais. Não fazer nada só o faz sentir-se mais apático e exausto. E não fazer nada deixa a sua mente desocupada, pelo que pensa mais nas dificuldades, ficando ainda mais deprimido.

No contexto psicoterapêutico pode aprender estratégias úteis e eficazes para driblar os pensamentos depressivos, que o impedem de fazer o que tem e quer fazer. O objectivo será identificá-los, e desafiá-los, para que deixem de ser um obstáculo. Numa primeira análise é importante ter ideia pormenorizada do que faz neste momento, e do prazer e satisfação que retira dessas actividades. O que descobrir vai ajudá-lo a planear o seu tempo, para retirar o máximo de realização das actividades diárias. E a isto chama-se “planear actividades”, com o objectivo de facilitar o processo de recuperação de uma depressão.

Back To Top