O rescaldo do divórcio exige tempo, paciência e compaixão por si próprio
A experiência de divórcio pode abraçar diversos caminhos, mais ou menos tranquilos, mas, nem sempre é possível evitar turbulências e incidentes de percurso, ainda que talvez possa afirmar que o mais importante será chegar “inteiro” e preparar-se para recomeçar a vida de outra forma. Esta é sem dúvida uma experiência de transformação que implica um reboliço em todos os sentimentos, e envolve crise, dor, sofrimento, mas também, crescimento e renovação.
No rescaldo do divórcio
Ninguém se prepara para o sofrimento, mas, quando sabemos que ele é inevitável, temos a possibilidade de procurar as melhores estratégias para vivenciar esta experiência da melhor maneira possível. Prepare-se para momentos de choque, descrença e negação, zanga e também muita tristeza. Neste sentido, acredita-se que pode ser essencial ponderar a necessidade de iniciar psicoterapia, procurando simultaneamente, apoio da família e dos amigos.
O rescaldo do divórcio exige tempo, paciência e compaixão por si próprio
Algumas feridas demoram mais tempo a cicatrizar que outras, é normal. Trata-se de um tempo difícil e exigente, não apresse o ritmo de regulação interna, seja paciente consigo, o momento é propício a abrandar e cuidar de si. Recupere e reúna forças para enfrentar o que vem pela frente. Respeite o seu próprio ritmo emocional, não permite ser mais rápido que a própria experiência.
O rescaldo do divórcio também exige sentido prático
Apesar de ser tão importante recuperar e reequilibrar o barómetro emocional, este é ainda um momento de analisar questões práticas da maior importância. Antes de fazer qualquer acordo, analise com calma a saúde financeira do casal para uma reorganização ponderada. Caso considere necessário procure apoio jurídico.
Lembre-se a cada momento que divórcio não é sinónimo de fracasso
Mesmo quando a vida a dois se torna insuportável, o divórcio não é uma solução que se toma de ânimo leve. O processo pode ser longo e implica mudanças de toda a ordem, dolorosas e complicadas. O fim de uma relação implica ainda divorciar-se de muitos sonhos e despedida de alguns projectos.
Cuide de si!