Faça das suas resoluções um compromisso consigo próprio!
É tempo de reflectir sobre as suas resoluções de Ano Novo… Pense em várias áreas da sua vida (família, trabalho, escola, relacionamentos, finanças). O que gostaria de melhorar? Decida sobre dois ou três pontos que sejam realistas, praticáveis e significantes para si. Formule as resoluções de forma simples e positiva. Diga aos seus amigos mais próximos aquilo que escreveu. Peça-lhes apoio. Mantenha a sua lista à mão. Reveja-a uma vez por mês para vigiar o seu progresso.
Hoje deixo-vos alguns pensamentos sobre como fazer as resoluções do Ano Novo:
- Tome resoluções apenas se tiver vontade de as cumprir: experimente não focar-se naquilo que pensa que deverá fazer e assuma o compromisso com aquilo que quer.
- Atenção, limite o número das suas resoluções: lembre-se que uma lista curta de objectivos significantes aumenta as suas hipóteses de sucesso. Não se sobrecarregue a si próprio! Uma lista interminável de boas intenções aumenta a probabilidade de desistir.
- Uma mudança de cada vez: os especialistas afirmam que leva vinte e dois dias a mudar um comportamento. Escolha um ponto da lista e trabalhe nele durante algumas semanas. Quando se tornar agradável, passe ao segundo e por aí adiante. Terá maior probabilidade de sucesso e de evitar ficar desencorajado.
- Importa que as suas resoluções sejam realistas e específicas acompanhadas por uma atitude positiva: não caia na tentação de fazer resoluções grandiosas, nem que impliquem generalidades.
- Torne público: dê a conhecer as suas resoluções à outras pessoas. Partilhar os seus objectivos com os colegas mais próximos, familiares ou amigos ajuda-o a torná-los mais reais. Isto também leva a que o apoiem.