O que seria do mundo sem sonhadores?
Sabemos que está nas nossas mãos partirmos para a ação de modo a transformarmos sonhos em realidade, caso contrário, eles não passarão disso mesmo, sonhos. É indispensável sermos activos e fomentarmos o entusiasmo em alcançar os nossos objectivos e trilhar o caminho daquilo que desejamos.
No percurso de concretização dos nossos sonhos, podemos atravessar momentos de maior otimismo e outros em que nos sentimos mais pessimistas, no entanto importa lembrar o quanto uma atitude otimista contribui para o nosso sucesso e para o nosso bem-estar. Assim, experimente tentar alcançar os seus sonhos, mantendo uma postura confiante e persistente, ainda que se depare com algumas contrariedades.
E como é que o optimismo pode influenciar a concretização dos sonhos?
Frequentemente os otimistas encaram as contrariedades com quais se deparam como superáveis, mantendo-se confiantes relativamente ao sucesso das suas ações.
Quando cometem erros aceitam-nos, mas não permanecem ancorados aos mesmos numa atitude ruminante. Percepcionam os erros como uma fonte de aprendizagem e procuram desvendar novas estratégias para os ultrapassar, adaptando-se a novas situações.
E de que forma o pessimismo nos prejudica?
Reflecte-se negativamente na sua autoconfiança, o que faz com que tenha dificuldade em encontrar soluções para as contrariedades da vida. Bloqueia todo o potencial cognitivo, afetando a memória, a atenção, o raciocínio e a criatividade.
Com frequência leva à passividade, à inércia, pois, se acreditamos que dificilmente ultrapassamos a situação, tenderemos a não nos esforçarmos para o conseguir, o que torna os nossos sonhos inalcançáveis.
A decisão é sua: pode escolher ser pessimista para não se desiludir, sabendo que à partida a probabilidade de atingir o que deseja é muito menor, ou ser sonhador para alcançar o que deseja, ainda que corra o risco de, por vezes, poder desiludir-se ou frustrar-se.