skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
Dor Crónica: Sintonize-se Com O Seu Corpo!

Dor crónica: sintonize-se com o seu corpo!

Uma das queixas mais comuns que os clínicos ouvem dos seus doentes é sobre uma dor que não desaparece, e mais de 80% desses pacientes nunca recebem tratamento ou terapia eficaz.

A dor é um sinal habitual de que algo está errado. Por vezes, a dor permanece muito após a sua causa ter desaparecido ou surge como muito pior do que a sua origem faria supor. A dor a longo prazo modifica o sistema nervoso e influencia a vivência da dor. A dor fica enclausurada, como se tivesse um lugar no sistema nervoso.

A dor crónica tem um caminho neuronal no cérebro diferente da dor aguda. Este caminho cerebral leva a zonas que processam emoções negativas, o que faz supor que a dor crónica não possa ser tratada sem o acesso às emoções negativas que lhe estão associadas. Algumas investigações sugerem que a intervenção psicológica é um método de tratamento eficaz na dor crónica.

Aprender a controlar a dor, mais do que deixá-la controlá-lo, pode ser uma das coisas mais úteis para se ajudar a sentir melhor. Urge lembrar, que a dor existe para alertar as nossas mentes para o facto de que alguma coisa está errada o nosso corpo.

Tenha presente que, o excesso de actividade pode conduzir à fadiga e a crises. Ainda assim, a falta de actividade pode levar ao tédio, depressão e fraqueza muscular. É crucial aprender a ouvir o seu corpo e planear o seu dia, de forma que tenha a quantidade de actividade e descanso que lhe convém. Sintonize-se nos ritmos do seu corpo e planei o seu dia de acordo com eles.

Ninguém o vai condecorar por sofrer em silêncio. Se precisa de ajuda, solicite-a!

Back To Top