Ansiedade Generalizada: sabe identificar os sintomas?
Sente-se nervoso a maior parte do tempo como se esperasse que lhe acontecesse algo de negativo? É-lhe difícil controlar a ansiedade e a preocupação? Passa o dia todo preocupado e tenso, mesmo que pouco ou nada o justifique? Por vezes, o simples pensamento de começar um novo dia lhe provoca ansiedade?
A Perturbação de Ansiedade Generalizada é caracterizada por uma preocupação constante, excessiva e inapropriada, que é persistente. Os sintomas da Ansiedade Generalizada são numerosos e encontram-se agrupados em três categorias: tensão motora; hiperactividade autonómica e hipervigília.
– A tensão motora manifesta-se por agitação, tremor, incapacidade de relaxar, fadiga, cefaleias de tensão e frequentemente dores musculares.
– Os sintomas de hiperactividade autonómica incluem hiperventilação, palpitações, sudorese, vertigens e várias alterações gastrointestinais.
– Os sinais de hipervigília incluem a irritabilidade, o baixo limiar de reacção a estímulos, dificuldades de concentração e preocupações constantes.
À primeira vista, a ansiedade generalizada, poderá não parecer um grande problema, mas, em algum momento pode perturbar a capacidade de foco no que realmente é importante ao ponto de perder o “equilíbrio”.
O ansioso vive num estado permanente de inquietação e sobressalto; falta-lhe a tranquilidade, o sentimento de segurança; espera a todo o momento uma coisa má ou desagradável, vive permanentemente na expectativa de acontecimentos dolorosos sem poder concretizar os seus receios e precisar o que lhe vai suceder (medo vago, sem conteúdo).
Sofrer de Ansiedade Generalizada implica, também, sofrer fisicamente. As pessoas com este problema queixam-se de tensão muscular, perturbações gastro-intestinais, fadiga, e dificuldades de sono.
Enfrentar a ansiedade é o primeiro passo para quebrar o ciclo de medo e insegurança, que o problema abarca. Existem intervenções eficazes para reduzir e gerir a ansiedade. Se considera que a ansiedade pode estar a afectar a sua capacidade de lidar com o seu dia-a-dia, procure ajuda!