Abraçar a Mudança
Há várias alturas na vida em que estamos perante a necessidade de uma mudança. No entanto, algumas vezes essas mudanças são enormes e implicam muitas transformações, o que dificulta a tomada de decisão. Quem nunca se sentiu cansado apenas perante a perspectiva de ter que começar a mudar? Então, para quem está nessa situação, aqui fica um exercício de visualização muito útil no processo de mudança ou se preferir de transformação.
Comece por fechar os olhos e coloque-se numa posição que lhe seja confortável. Comece por dar atenção à sua respiração. Respire profundamente e deixe o seu corpo relaxar a cada inspiração. Não force a respiração, deixe que ocorra naturalmente. Repita até sentir que está relaxada/o.
Agora, pense naquilo que quer mudar… E imagine que a situação que pretende mudar/transformar é uma enorme montanha e que você está sentada/o mesmo na base dessa montanha, a olhar para cima. Respire e observe o seu corpo. Como se sente?
Agora mude, e olhe para baixo, para uma única pedra e observe essa pedra. O que significa esta pedra? Toque nela e ponha-a atrás de si. Continue sempre a olhar para baixo, para cada uma das pedras, e continue a mudar pedra a pedra, sem nunca olhar para cima.
No fim, quando olhar finalmente para cima, sem ter dado conta, a montanha terá desaparecido pois você mesmo a transformou.
Olhar para os problemas como situações gigantes e de difícil resolução, aumenta a nossa ansiedade. Transformar um grande problema em pequenos obstáculos diários, é uma postura presente que nos ajuda na solução dessas situações, sem ansiedade e com poder de transformação. Abrace a mudança e seja feliz!