A importância da Psicoterapia em tempos de pandemia covid-19
Sabemos que a situação atípica imposta pela pandemia covid19 tem gerado ansiedade, stress, medo e pode ainda ter agudizado algumas situações clínicas pré-existentes. Este é sem dúvida um momento de maior vulnerabilidade, e por isso, precisamos de estar mais atentos a nós próprios para ser possível apaziguar os nossos medos, controlar a ansiedade e diminuir o stress para tentar alcançar alguma serenidade.
A necessidade de isolamento social e confinamento trouxe novos desafios ao modo como a grande maioria das intervenções psicológicas estavam até agora estruturadas. No entanto, o recurso à inovação tecnológica tem possibilitado um acesso mais efectivo a serviços de psicologia, facilitando uma intervenção focada no equilíbrio e bem-estar emocional, bem como na prevenção e intervenção em saúde mental. Convêm salientar que, a literatura científica tem publicado diversos estudos que obedecem às melhores práticas de investigação concluindo que a intervenção psicológica online é eficaz, efectiva e necessária em caso de impossibilidade de acesso a um profissional presencialmente como é o exemplo da mais recente pandemia que força ao isolamento e maior confinamento.
Mais do que nunca, os Psicólogos desempenham um papel fundamental na gestão de emoções como o stress, a ansiedade, a angústia e o medo; na promoção da resiliência psicológica e no reforço do sentimento de segurança.
Tenha presente que, pedir ajuda é um acto de coragem não de fraqueza, pedir ajuda é um passo de extrema relevância nos cuidados que temos por nós próprios e também para continuarmos a cuidar dos outros. Procurar ajuda psicológica, ainda mais num momento de maior vulnerabilidade como a que vivemos, é diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde psicológica consequentes da situação de crise que estamos a viver, superando o melhor possível os desafios diários que enfrentamos.
Para todos aqueles que tenham interesse, neste momento ainda estou a reforçar a minha disponibilidade para Consultas Online (vídeochamada), ainda que de modo gradual já esteja a ser possível assumir algumas consultas presenciais.
Para iniciar um processo psicoterapêutico basta marcar uma consulta inicial por e-mail (tania_cunha_@hotmail.com). Nessa consulta, tem a oportunidade de tirar as suas dúvidas. Será realizada uma avaliação da necessidade ou não de acompanhamento. Nesta primeira consulta também será considerada a viabilidade do atendimento online/presencial, caso se considere mais indicado outro tipo de intervenção receberá o apoio necessário no reencaminhamento.
E-mail: tania_cunha_@hotmail.com
WhatsApp: 967 564 420
CUIDE DE SI!