Observe-se enquanto come!
As práticas de mindfulness ou de atenção plena podem e devem ser alargadas a todas as áreas do quotidiano que possamos imaginar. A atenção, o foco, o estar presente pode ser cultivado em coisas tão elementares como o comer.
Deixo-lhe um convite de estimular cada um dos seus sentidos, propondo-lhe uma experiência de atenção plena, através da qual conseguirá entender como regular a sua atenção e os efeitos que provoca na sua percepção do mundo que o rodeia.
Comece por escolher um pedaço de alimento que possa segurar (fruta, bolacha, ou outro):
- Focalize a sua atenção no alimento e imagine que nunca viu nada parecido com isso antes. Agarre no alimento e mantenha-o na palma da sua mão, ou entre os dedos.
- Ao olhar para o alimento preste atenção a ele. Disponha de algum tempo para o ver verdadeiramente. Olhe cuidadosamente, como se nunca tivesse visto nada parecido antes. Permita que os seus olhos explorem cada parte do alimento que escolheu. Examine as simetrias e assimetrias. Perceba as saliências e as concavidades. Permita que os seus olhos explorem cada parte do alimento. Examine a cor que a luz provoca. Os claros e os escuros.
- Cultive uma curiosidade a propósito desse alimento e esmiúce aspectos relacionados com a textura com os seus dedos. Experimente fechar os olhos para que possa ter uma sensação ainda mais aprimorada do toque.
- Agora coloque o alimento debaixo do seu nariz, cheire-o, reparando suavemente no aroma ou fragrância que surja. Inspire suavemente esse aroma, talvez reparando nos pensamentos de interesse ou rejeição, dando se conta das sensações na boca ou no estômago. E se, enquanto está a fazer isto, surgirem alguns pensamentos na sua mente acerca “que coisa estranha estou a fazer” ou “qual é o objectivo disto” ou “não gosto disto”, então repare neles apenas como pensamentos e traga a sua atenção de novo para o alimento.
- Olhando para ele mais uma vez traga suavemente o objecto até aos seus lábios, percebendo como a sua mão e braço o coloca na direcção da sua boca. Dê-se conta de como a sua boca fica húmida como que a preparar-se para o receber. Coloque suavemente o alimento na boca e sem o trincar explorando todas as sensações de o ter na boca.
- E quando estiver preparado, mastigue o alimento apenas uma ou duas vezes e conscientemente repare como o sabor se liberta. Mastigue suavemente percebendo como cada dentada é diferente da anterior.
- Veja se detecta a intenção de engolir a surgir antes mesmo de engolir o alimento. E por fim, procure seguir as sensações do alimento à medida que ele deixa a boca na direcção do estômago. Perceba agora o que fica do alimento depois de ser engolido.
Em jeito de conclusão provisória, as práticas meditativas de atenção plena da alimentação podem ajudar a promover uma relação mais saudável com a comida e com o acto de comer. As práticas de mindful eating podem inclusivamente ajudar nos casos de “comer compulsivamente”.
Comer com consciência permite-nos perceber quando temos realmente fome e quando estamos saciados, podendo assim decidir acertadamente quando ir comer e quando parar de comer. Observe-se enquanto come!