skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
O Stress Nos Profissionais De Saúde

O Stress nos Profissionais de Saúde

O stress é um fenómeno que se encontra relacionado com todas as atividades humanas, manifesta-se com o nascimento de cada indivíduo, está presente na aprendizagem, nos relacionamentos, na luta pela sobrevivência, na doença e também na atividade profissional.

Habitualmente tendemos a pensar que os técnicos de saúde se destinam a cuidar das doenças dos outros. E muitas vezes nos esquecemos que também eles próprios podem ser afetados por problemas de saúde, alguns dos quais mediados pelo stress. Neste sentido, o stress é uma realidade mais ou menos constante junto dos profissionais de saúde.
O stress pode provir, em grande medida, da atenção e dos cuidados que os técnicos de saúde têm de prestar continuadamente aos doentes, seguidos de conflitos de equipa ou sobrecarga de trabalho, insegurança, falta de autonomia e conflitos de autoridade.
A investigação refere que há um certo número de fatores que podem induzir níveis elevados de stress. Vêm a ser: a exposição continuada a doentes com uma patologia física e emocional e com um desenlace fatal; conflitos com familiares dos próprios, colegas de trabalho, supervisores e pessoas de outros departamentos ou profissões. Quando a exposição ao stress se torna prolongada e é sentida como particularmente intensa pode dar origem a conflitos de papéis, ambiguidade, diminuição da autoestima e burnout.
O stress é uma realidade inegável no quotidiano dos profissionais de saúde. Apesar do conhecimento generalizado do impacto negativo do stress no indivíduo e organizações, não existe por parte de estas um esforço no sentido de perceber o que causa stress e as formas de reduzir esses efeitos reais ou potenciais. Por isso, torna-se importante sugerir formas de intervenção na gestão emocional desta classe profissional, isto é, a operacionalização e implementação de estratégias eficazes de prevenção e combate ao stress.
Neste sentido, a intervenção psicoterapêutica neste contexto tem como objetivos:
– Sinalizar e clarificar fontes de stress;
– Definir e implementar a estratégia pessoal de gestão de stress;
– Proporcionar estratégias práticas de autogestão de stress;
– Ajudar o outro a mobilizar e construir ferramentas de gestão de stress.
CUIDE TAMBÉM DE SI!
Tânia da Cunha

Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta
Tlm: 96 756 44 20
E-mail: tania_cunha_@hotmail.com

Back To Top