skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
O Exercício Físico E A Promoção Do Bem-estar Psicológico

O exercício físico e a promoção do bem-estar psicológico

Parece ser indiscutível a relação estreita entre o exercício físico e a saúde mental. Existem hoje evidências claras dos benefícios do exercício físico na promoção da saúde no geral, e em particular na prevenção e intervenção do bem-estar psicológico e emocional.

Alguns estudos chegam mesmo a sugerir que a prática desportiva regular despoleta sensações de bem-estar, sendo que as queixas de tensão, fadiga, agressividade, depressão e insónia tendem a diminuir em grande medida. A prática de exercício físico, permite momentos de distracção em relação às preocupações, a libertação de frustrações, e possibilita um incremento nas questões de auto-estima.

Os efeitos benéficos da prática do exercício físico são muitos, ainda assim, os mais evidentes estão intimamente associados a situações de variação de humor, o auto-conceito e o comportamento face ao trabalho, a auto-estima e a função cognitiva, bem como a depressão, a ansiedade e o stress.

Apesar dos benefícios inerentes ao exercício físico, este não deve ser visto, em momento algum, como um substituto de ajuda especializada quando necessário, mas sim como um aliado e complemento ao tratamento prescrito pelo profissional de saúde.

Em última análise, se é verdade que podem existir algumas limitações físicas que requerem uma prescrição médica da modalidade desportiva a adoptar, o mesmo acontece com a saúde mental e o bem-estar psicológico. Pelo que se está neste momento a passar por alguma instabilidade emocional que requeira acompanhamento psicológico ou psicoterapia, não deixe de abordar o tema com o seu psicólogo para avaliar e integrar uma modalidade que possa optimizar o tratamento que está a fazer.

Back To Top