Pensar saudavelmente é uma escolha!
Que influência tem os pensamentos no nosso bem-estar? De que forma os pensamentos se poderão tornar aliados para alcançarmos o que desejamos em vez de nos boicotarmos a cada momento?
Sabia que, os pensamentos têm um papel imprescindível na qualidade de vida? Pode ajuda-lo a alcançar os seus objetivos e desejos, para que se sinta realizado e com uma sensação de bem-estar, ou, pelo contrário, os pensamentos poderão levar a que a sua vida se torne um verdadeiro tormento.
Os pensamentos condicionam toda a nossa vida. Eles, mais do que os acontecimentos com que nos deparamos, são os grandes responsáveis pelas nossas emoções e pelas nossas ações. Os pensamentos negativos apenas nos prejudicam, pois, além do mal-estar que provoca em nós de imediato, funcionam como um bloqueador da criatividade e da ação, refletindo-se na autoconfiança e na nossa motivação.
É fundamental desenvolver estratégias que nos possibilitem a tomada de consciência das nossas competências e valorizar o nosso potencial. Neste sentido, deixo-lhe alguns exemplos de pensamentos redutores e em frente a alternativa, o diálogo de incitamento à mudança de pensamento:
- “Sim, mas” – “Não há mas nem meio mas. De agora em diante arrisco-me a dizer “sim” sem duvidar”.
- “Não posso” – “Posso acreditar em mim. Quero correr este risco, agora mesmo”.
- “Tenho que” – “Não tenho que fazer nada que não queira”.
- “E se” – “Não tenho que antecipar a vida a cada momento, confio que consigo viver com o que a vida me oferece”.
- “É demasiado difícil” – “É difícil mas eu posso resolvê-lo. Posso resolvê-lo porque não recuso resolvê-lo. Escolho ter sucesso e vou resolver tudo aquilo que isso exige.
Quanto mais os nossos pensamentos se situam na esfera do pessimismo e da negatividade, mais nos sentimos desanimados, desmotivados e sem energia para enfrentar os desafios de cada dia. Arrisque pensar saudavelmente!
Tânia da Cunha
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta
E-mail: tania_cunha_@hotmail.com
Telemóvel: 96 756 44 20