Psicoterapia Individual, para que serve?
A psicoterapia individual é o tratamento através de métodos psicológicos de problemas de natureza emocional, donde uma pessoa (o paciente) estabelece deliberadamente uma “relação profissional” com outra pessoa (o terapeuta) que o ajudará a remover e modificar sintomas de mal-estar existentes, prevenir alguns outros, integrar comportamentos e promover o crescimento.
O processo de psicoterapia, entre outras coisas, facilitará a expressão dos sentimentos, uma vez que estes, normalmente, não se expressam de um modo directo, aparecendo em forma de símbolos através dos comportamentos, que serão compreendidos, traduzidos, integrados e se necessário modificados.
A psicoterapia tem como objectivo primordial a procura, a cada momento, do equilíbrio entre o pensar e o sentir. Para isso, é tão importante, a tomada de consciência de si mesmo, o “dar-se conta”, que a/o ajudará a prestar atenção e permitir a reconhecer o modo como as suas formas habituais de pensamento influenciam as suas experiências, limitam as suas possibilidades e restringem de ser mais positivo, nutritivo e criativo. O paciente que presta atenção a si mesmo reporta em voz alta o que acontece, e o terapeuta ajuda-o a ser honesto consigo mesmo, a reconhecer a suas próprias feridas emocionais para poder sana-las e seguir em frente.
A psicoterapia individual vai permitir restabelecer o equilíbrio emocional e relacional com o objectivo primordial de conseguir uma vida mais plena, mediante:
– o reconhecimento e expressão das emoções;
– o contacto com as necessidades para poder satisfazê-las;
– o aumento da autoestima e uma maior confiança em si mesmo;
– o aperfeiçoamento no contacto interpessoal e intrapessoal;
– ultrapassar perdas e sanar feridas emocionais;
– definir e alcançar objectivos;
– a optimização e desenvolvimento de recursos pessoais (cognitivos, emocionais e comportamentais.