Está a fazer aquilo que quer na sua vida?
Está a fazer aquilo que quer na sua vida? Se a resposta for não, talvez possa começar por considerar a necessidade de reformular objetivos. Estabelecer objetivos que pretende atingir no futuro, não é mais do que preparar um caminho congruente com aquilo que é as suas necessidades.
Se não tiver ideia sobre quais são os seus objetivos, mas se sentir-se de uma maneira geral insatisfeito, experimente tomar nota das áreas importantes da sua vida que pretende mudar.
Não se sinta pressionado em definir objetivos apenas porque todos os outros o fazem. Se estiver satisfeito e a sua vida for equilibrada, poderá sentir-se feliz por continuar tal como está. Contudo é possível que continue a ter alguns sonhos que o inspirem…
- O primeiro passo será identificar aquilo que quer. Os objetivos podem ser pequenos ou grandes e por vezes é melhor começar pelos mais pequenos, adquirindo confiança suficiente para perseguir os maiores, se o desejar.
- Pegar num objetivo e dividi-lo em duas partes acessíveis é uma boa alternativa. Seja o que for que pretenda alcançar, defina metas mais pequenas ao longo do percurso. Dessa maneira, em vez de se concentrar num gigantesco salto de convicção a longo prazo, poderá sentir de forma tangível cada conquista efetuada antes mesmo de chegar à meta.
- Lembre-se que a única maneira de atingir os seus objetivos é tomar uma atitude. Poderá continuar a sonhar para sempre, mas só terá êxito se fizer alguma coisa.
- Não adie. Por norma, as pessoas costumam adiar as coisas por uma série de razões: não estão à espera de gostar daquela tarefa; têm falta de confiança na sua própria capacidade; acham que a tarefa pode ser terminada mais depressa do que na realidade é possível.
- Pergunte a si mesmo: “Como vou saber se alcancei o meu objetivo?” Defina exatamente aquilo que pretende. Veja, cheire, sinta e oiça o que ele significa. Ao visualiza-lo de forma não ambígua, ele será mais tangível.
Em jeito de conclusão, quando definir objetivos, sonhe os seus sonhos e desfrute ao máximo de todas as suas fantasias – não há mal nenhum em tentar alcançar o impossível, se for esse o seu desejo.