Sono e stress, que relação?
Todos nós de alguma forma já constatámos que dormimos pior quando estamos preocupados. Se dormimos mal, tendemos a perder resistência física e psicológica, a andar menos lúcidos e mais irritáveis, ansiosos ou até deprimidos. Neste sentido, pode tornar-se mais difícil sabermos quem somos, no que acreditamos, o que vale a pena nas nossas vidas.
A falta de sono pode ser causa e consequência do stress: se estou stressado, é possível que durma mal, se durmo mal, é provável que fique mais stressado. Ainda assim, é possível dormirmos mal por andarmos excitados com alguma novidade positiva na nossa vida.
A melatonina, hormona segregada pela glândula pineal tem um efeito anti stress e favorável a um sono tranquilo. Com stress a mais e melatonina a menos, é previsível que durma pior e como consequência fique menos resistente ao stress.
Se for incapaz de dormir porque está preocupado e não consegue afastar os problemas da mente, importa “pôr” o pensamento em ordem sem agitação e sem nos preocuparmos com algo que não está a acontecer, ou pelo menos, ainda não, pelo que é desnecessário despendermos energia com o assunto.
Se tem tido dificuldade em adormecer, considere algumas das sugestões:
o Tente não se preocupar com a quantidade de sono que tem, pois isso só piora a situação.
o Deite-se a uma hora regular – o corpo dá-se bem com a manutenção de hábitos de sono mais ou menos regulares em termos de horário. É sabido que, em geral, as horas de sono dormidas antes da meia-noite são especialmente revitalizantes.
o Jante a uma hora regular, algumas horas antes de se deitar – quando o objetivo é adormecer bem e ter uma noite de sono profundo e tranquilo, convém: comer relativamente pouco ao jantar, evitar chás que tenham cafeína e café.
o O acordar também é importante – uma maneira de acordar sem sobressaltos stressantes e com boa disposição consiste em acordar naturalmente, sem relógios de alarme, ou em usar um despertador com um som melódico que cresce com suavidade. Depois ajuda espreguiçar-se!
Tânia da Cunha
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta
Tlm: 96 756 44 20
E-mail: tania_cunha_@hotmail.com