Qual o impacto positivo das emoções negativas?
Sabemos que as emoções positivas podem ajudar-nos a atingir o bem-estar quando percorremos um caminho conturbado, mas isso não faz com que as emoções negativas sejam irrelevantes ou desprovidas de sentido. Elas podem não nos fazer sentir tão bem, mas podem, ainda assim, proporcionar efeitos claramente positivos.
Ora vejamos:
– As emoções negativas podem impulsionar mudanças fundamentais de personalidade. De acordo com Richard Lazarus, especialista em emoções, “para o adulto estável, uma grande mudança de personalidade pode exigir um trauma, uma crise pessoal ou uma conversão religiosa”.
– As emoções negativas podem levar-nos ao “fundo do poço” e colocar-nos em contacto com o nosso “eu” mais profundo.
– Podem ainda proporcionar a aprendizagem, a compreensão de nós mesmos e o conhecimento do mundo. A sabedoria é muitas vezes adquirida mediante a experiencia de sofrimento e da perda, que são partes necessárias da vida.
– Vivenciar e lidar com o afecto negativo pode ainda ter consequências sociais positivas, como a modéstia, as considerações morais, a preocupação e a empatia.
Lembre-se que não é possível forçarmo-nos a sentir uma determinada emoção, nem ninguém pode introduzi-la dentro de nós. Mesmo o facto de nos entregarmos a actividades agradáveis não garante que existam emoções positivas, porque elas dependem da nossa interpretação. O que podemos fazer é esforçarmo-nos por encontrar um significado positivo nas actividades diárias, reformulando-as em termos positivos ou descobrindo um valor positivo nessas actividades.