skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
O Medo Na Criança

O medo na criança

Algumas crianças aprendem a “esconder” os medos, para não desagradar aos pais, estes tendencialmente “desperdiçam muita energia explicando e desconsiderando” os medos das crianças. É importante falar dos medos e todos eles devem ser reconhecidos, aceites e respeitados.

Nem sempre a criança consegue assinalar aquilo que lhe provoca medo. Podem ser temidas situações específicas ou medos vagos e indiferenciados. Por vezes, um medo específico desaparece e surge outro a ocupar o seu lugar. Os medos podem resultar de uma variedade de situações traumáticas, bem como de uma sensação de fraqueza, impotência ou desproteção.
A criança pode apresentar medo do futuro, do crescimento (comum quando os pais colocam grande ênfase no futuro transmitindo preocupação e ansiedade). Apesar de muitos medos serem baseados na fantasia, são ainda assim sentimentos reais de medo. Só quando olha os medos abertamente é que a criança pode arranjar força para enfrentar o mundo.
Os medos de algumas crianças transformam-se em fobias: crescem e chegam a assumir proporções tais que os esforços para evitar as coisas temidas interferem nas suas próprias vidas.
Deixo-lhe algumas ideias de intervenção daquele que é o trabalho do medo em psicoterapia:
  • Contactar com sentimentos não expressos relacionados com o medo específico é o primeiro passo da terapia; muitas vezes, a “libertação” de sentimentos e pensamentos ocultos promove a diminuição gradual do medo inicial;
  • É fundamental trabalhar com o medo “identificado”;
  • Podemos pedir à criança para desenhar o seu medo, a situação ou aquilo de que tem medo;
  • Com a caixa de areia encenar a situação que provoca o medo, utilizando peças de jogo ou bonecos;
  • Solicitar que dramatize as situações temidas e dos seus vários elementos;
  • Criação de histórias em banda desenhada;
  • Exercícios de relaxamento seguidos de fantasia dirigida;
  • Em todos os trabalhos é importante o terapeuta estar atento às manifestações corporais: mudanças de voz, alteração do ritmo respiratório, atividade corporal.

 

Tânia da Cunha

(Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta)
Tlm: 96 756 44 20               
E-mail: tania_cunha_@hotmail.com

Back To Top