Autoestima E Autoconfiança
A autoestima e a autoconfiança estão profundamente ligadas e influenciam-se mutuamente. Se por um lado, a autoestima remete-nos para os sentimentos e pensamentos que temos sobre nós mesmos, o que sentimos e a forma como nos valorizamos. Por outro lado, a autoconfiança refere-se ao modo como valorizamos as nossas capacidades, é a convicção que temos de sermos capazes de realizar alguma coisa.
Sabemos que, a autoestima e a autoconfiança começam a desenvolver-se durante a infância, sendo o seu desenvolvimento influenciado por aquilo que ouvimos acerca de nós, pelas circunstâncias mais ou menos positivas com que nos deparamos, e pela interpretação que fazemos das mesmas. Deste modo, aquilo que ouvimos desde muito jovens, as experiências de sucesso ou insucesso por que passámos outrora, e a nossa interpretação mais ou menos positiva acerca das diferentes situações, contribuem para que hoje, enquanto adultos, nos sintamos melhor ou pior connosco mesmos, mais ou menos confiantes.
Apesar disso, urge lembrar que o passado pode não ter dependido de si, mas esse já não existe, por isso não permite ficar no impasse de encontrar culpados. Canalize o seu tempo na procura de soluções e permita que o seu foco de atenção seja na mudança que pretende.
O primeiro passo para desenvolver a auto-estima e a autoconfiança passa por uma decisão. A decisão de querer mudar. A intervenção psicológica possibilita aprender estratégias adequadas, para construirmos um futuro onde nos sintamos mais confiantes, onde nos sintamos melhor connosco mesmo, e sentirmos nos mais seguros e mais capazes de enfrentar as adversidades que a vida nos coloca.