Educar: Regras e Limites
Um dos temas principais e de maior dificuldade que alguns pais apresentam na árdua tarefa de educar os seus filhos, diz respeito a normas e limites.
- Lembre-se que muitas vezes a desobediência está associada ao seguinte pensamento: “ Ajuda-me a conter-me, recorda-me os limites, zanga-te comigo e não te deixes vencer, porque preciso de ti forte, seguro do que fazes e me dizes, mesmo que te enganes”.
- Dedique algum tempo a refletir com o seu filho as regras que pretende implementar: Escrevam em conjunto dez normas que existam em vossa casa, verifiquem a utilidade de cada uma e caso não fique claro dê uma explicação de cada uma.
- Tenha presente: As regras devem ter uma função de proteção e não podem ser vividas como castigo, ameaça ou humilhação.
- Reavalie as regras de tempos a tempos: As crianças precisam de ter horas bem definidas para as suas atividades diárias, a hora de dormir, do banho, das refeições, dos trabalhos de casa.
- As crianças funcionam muito melhor com recompensas do que com ameaças. Isto não retira a importância dos castigos na hora certa.
- Dizer não sem vacilar: quando disser não, seja firme, esta é a forma mais eficaz das crianças entenderem que não significa mesmo não.