skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
É Uma Altura Para Estar Feliz – Ou Simplesmente Sensível

É uma altura para estar feliz – Ou simplesmente sensível

Para algumas pessoas, o Natal é uma palavra com uma conotação muito particular. Significa “trabalho”. Frequentemente, o mês de Dezembro implica compras, eventos sociais, visitas, decorações, envio de mensagens, cozinhar, fazer… fazer… fazer…

É com curiosidade, respeito e gratidão por tamanha generosidade que tenho olhado para o Natal através dos olhos dos meus pacientes, ao longo de mais de uma década, e tenho testemunhado o stress, a exaustão, os sentimentos confusos e até angústia que pode surgir nesta altura do ano. Donde torna-se pertinente que se coloquem questões como: “De onde é que vem o stress das épocas festivas? O que é que podemos fazer para geri-lo melhor?”

Sei bem como é, muitas emoções vêm à tona durante a época natalícia. Existem sentimentos de felicidade, é um facto. É uma época que envolve sentimentos de afecto e de proximidade. Mas eis que também surgem emoções mais difíceis de gerir: tristeza, solidão, sentimentos de perda, de saudade do passado, depressão, tensão familiar e conflito, irritação e sentimentos de rejeição.

Todos nós de uma forma ou de outra trazemos connosco algumas crenças sobre a época natalícia, o que implica alguma habilidade em gerir expectativas. A sugestão que deixo é: Não tente criar o tipo de Natal que tinha quando criança, experimente começar novas tradições e permita-se criar novas memórias!

Perceba como é que quer passar a véspera de Natal, o dia de Natal, o dia a seguir ao Natal. Com quem quer partilhar esses feriados? Quem são as pessoas solidárias e atenciosas que quer ter por perto? Seja aberto e receptivo aos convites dos outros. Fale sobre os seus sentimentos com as pessoas mais próximas – ou com um profissional de confiança.

Festas Felizes!

Back To Top