Consciência das emoções e como estas influenciam o nosso dia-a-dia
São várias as vezes que, ao longo do dia, ouvimos ou fazemos as perguntas “Como estás? Então, está tudo bem? Olá, tudo bem contigo?”. E, quase num ápice, de forma automática respondemos.
Numa rotina cada vez mais agitada torna-se, muitas vezes, difícil parar para pensar no que estamos a sentir num dado momento. Sobre a nossa cabeça vão pairando preocupações, inquietações, objetivos a cumprir, tarefas que têm que se feitas.
Há dias em que o mesmo problema nos faz reagir de uma forma, há outros em que reagimos de outra. Há ainda aquelas situações em que reagimos sempre da mesma forma. E se tivermos consciência disso? O que pode mudar?
Deixo-lhe um exercício simples:
Escolha um lugar para se sentar. O lugar em que se sinta mais confortável.
Agora, feche os olhos e inspire e expire lentamente. O objetivo é que se sinta mais tranquilo/a e que consiga centrar-se em si. Leve o tempo que precisar.
Lembre-se do início do dia de hoje. Foque-se no momento em que acordou, ou no caminho que fez quando saiu de casa. Fique com esse momento e tente lembrar-se do que estava a sentir. Pense em como se sentia fisicamente. Lembre-se se estava triste, alegre, irritado, desanimado ou satisfeito. Fique com esses sentimentos por uns instantes. Perceba como estavam presentes.
Lentamente, deixe esse momento e esses sentimentos e foque-se na sua respiração. Inspire e expire, de forma lenta e percebendo a passagem do ar pelo seu corpo. Pense em si. Sinta o seu corpo e sinta-se presente, aqui.
Agora, que está focado em si e neste momento, pense em como se sente. Lembre-se de como sente o seu corpo. Veja que emoções lhe surgem.
Fique com esse momento e com essas emoções o tempo que precisar.
Quando sentir que é altura, abandone essa imagem e abra os olhos lentamente.
Foi difícil identificar o que estava a sentir? Porquê? A forma como nos sentimos pode influenciar o nosso dia?
É importante estarmos atentos às nossas emoções para que saibamos de que forma elas poderão influenciar o nosso dia e o contacto com os outros.