skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
A Psicoterapia No Equilíbrio Emocional

A Psicoterapia no Equilíbrio Emocional

Adoptar uma reacção natural e activa perante a vida depende do nosso equilíbrio interior e maturidade emocional. Trabalhar as emoções pode ser difícil, e de quando em quando, é tentador imaginar que algures num recanto da vida, há um lugar onde os problemas não existem. Mas esta é a vida que temos – aqui e agora. Pelo que, acredito que é neste processo de aprendizagem sobre mim próprio e a atenção que dedico, a cada momento às sensações, que vou desbravando caminho rumo à maturidade emocional e equilíbrio.

Até alcançarmos experiência no que se refere aos nossos padrões emocionais, poderemos ter dificuldade em deslindar uma emoção antes de esta condicionar a forma como reagimos à situação. Sabemos que, numa fase inicial, só conhecemos as nossas emoções pelos seus resultados – zangas, lágrimas ou gargalhadas. No entanto, à medida que nos familiarizamos com os nossos padrões emocionais, aprendemos a reconhecer os sinais precoces de uma reacção emotiva.

Um método de aprendermos a gerir e equilibrar as nossas emoções consiste “apenas” em ter consciência do momento presente, sem nos sentirmos ansiosos em relação ao futuro ou preocupados com o passado. Podemos agir desta forma em qualquer situação, só pelo facto de nos encontrarmos nessa situação, deixando que a experiência simplesmente aconteça.

O trabalho psicoterapêutico de equilíbrio emocional, implica uma caminhada em que se quer uma boa dose de curiosidade e abertura à experiencia, bem como a ousadia e coragem de nos expormos à mercê de uns quantos momentos de vulnerabilidade, inquietação e desassossego, mas acima de tudo um grande amor pela vida e uma enorme vontade de viver cada momento de modo pleno e consciente.

Back To Top