967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
Cultivar A Paciência

Cultivar a Paciência

A paciência é o ingrediente secreto que enriquece a vida. Descontraída e tolerante, a paciência é uma amiga dedicada que nos concede tempo para apreciarmos a experiencia e para aprofundarmos o nosso envolvimento em tudo o que fazemos.

A impaciência apresenta uma natureza dura e pesada que debilita o corpo e a mente. Quando perseguimos impacientemente um objectivo, a nossa respiração torna-se rápida e brusca, os movimentos erráticos e os pensamentos ficam descontrolados. Quando estamos impacientes, parecemos crianças mimadas que acham que vão ter sempre o que querem no momento em que expressam o seu desejo. Deste modo, quando nos deparamos com obstáculos ou problemas que não podem ser ultrapassados imediatamente, ficamos surpreendidos e somos facilmente derrotados.

Aprenda a reconhecer o modo como a impaciência surge. A impaciência e a ansiedade são os professores mais valiosos no que se refere ao treino da paciência. Experimente ouvir atentamente a sua ansiedade, porque esta poderá ser um sinal muito útil de que precisa de se descontrair e de se libertar das expectativas que tem sobre si mesmo.

Tenha presente que, através da paciência, as dificuldades podem ser usadas em seu proveito. Podemos estar mal-humorados ou ser excessivamente críticos, que a paciência aceita-nos e cuida de nós tal como somos.