967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
Psicoterapia Na Ansiedade

A importância da Psicoterapia na Ansiedade

Uma das emoções mais difícil de lidar é a ansiedade. Pensamos continuamente no passado ou no futuro, ou debatemo-nos com “problemas” atuais – vulnerabilidades, hesitações, deceções, medo e/ou culpa, ficando deste modo enredados num turbilhão de sentimentos que nos podem causar confusão, desgaste e ansiedade.

À primeira vista, a ansiedade poderá não parecer um grande problema, mas, em algum momento pode perturbar a nossa capacidade de focar no que realmente é importante ao ponto de perdermos o “equilíbrio”.

O ansioso vive num estado permanente de inquietação e sobressalto; falta-lhe a tranquilidade, o sentimento de segurança; espera a todo o momento uma coisa má ou desagradável, vive permanentemente na expectativa de acontecimentos dolorosos sem poder concretizar os seus receios e precisar o que lhe vai suceder (medo vago, sem conteúdo).

O processo de psicoterapia promove:

  • A aprendizagem de estar aqui e agora para se dar conta das suas necessidades a cada momento e satisfazê-las à medida que vão aparecendo e não acumular pendentes que impedem a progressão no caminho.
  • Mudança de perspectiva no modo de encararmos a vida – possibilita a modificação de padrões e crenças antigos noutros que permitam maior satisfação e liberdade de expressão.
  • Aquisição de uma técnica adequada de auto-expressão e assimilação – ser como me expresso e expresso-me como sou.
  • Habilidade para não colocar obstáculos ao conhecimento, aprendizagem e experiência que são a base da transformação e mudança.
  • Alcançar um estado de integração que facilita o desenvolvimento com um auto-apoio que nasce da capacidade de eleger e rejeitar e não do receio de ser rejeitado ou eleito.
  • Aprender que o contacto significa aceitação das diferenças e assim não há por que ficar numa atitude isolada ou de confluência com o ambiente.

Seja qual for a sua história de vida, os caminhos que percorreu até agora e os objectivos que deseja alcançar, a psicoterapia proporciona-lhe um momento de reflexão, aprendizagem e partilha de forma criativa. A psicoterapia vai permitir-lhe não só pensar mas também sentir a  vida, os percursos percorridos e a percorrer, recordar os obstáculos e lembrar como os superámos, bem como, redefinir escolhas. Reflectiremos sobre onde é que estamos, de onde é que vimos, para onde é que vamos, e reposicionarmo-nos no nosso ciclo de vida.