skip to Main Content
967 564 420 tania_cunha_@hotmail.com
Adolescência

Filhos Adolescentes? Descortine comportamentos!

Com toda a certeza que cada adolescente é único e especial na sua individualidade, com temperamento, vida emocional e comportamental distintos. No entanto durante o seu desenvolvimento será esperado que vivencie alguma confusão despoletada por todas as transformações pessoais, que esta fase do desenvolvimento potencia. Assim, pode-se esperar como comportamento adolescente normal:

– Algum afastamento dos adultos, bem como a procura de grupo de amigos em que com frequência começa a apresentar-se e a agir como eles. Dado que o grupo para ele representa a segurança que procura e um ideal do eu, pois todos se regem pelos mesmos padrões de pensamento, comportamento, tendo gostos semelhantes, dúvidas, anseios, ídolos e mistérios.

– Crises de identidade, inconstância, enquanto se posiciona acerca de quem é e quem quer vir a ser. Bem como, momentos de frustração pelas limitações de que se dá conta e preocupação com o que os outros julgam.

– Curiosidade sexual e experiencias neste âmbito.

– Novas competências que quer testar envolvendo-se em múltiplas e diferentes realizações. Momentos de angustia ao sentir que está próxima a sua entrada no mundo dos adultos, onde lhes serão exigidas competências que ainda não dominam.

– Uma (in)compreensível vontade de ser diferente, de se mostrar autónomo, de se libertar da tutela parental, por outras palavras, ser totalmente independente em relação ao “cordão umbilical” dos pais.

– Movimentos desajeitados, posturas de retracção ou de protecção, enquanto não está bem acomodado no seu novo corpo. Auto-exames e preocupações “absurdas” com o aspecto.

– Discussões infindáveis para afinar os seus valores.

– Movimentos de oposição, de experimentar novas oportunidades, até arriscadas, e de testar os limites dado procurar estabelecer a independência.

Back To Top